segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Feliz dia dos professores!


FELIZ DIA DOS PROFESSORES!
Um professor. . .Como descrevê-lo?
Bom, sempre devemos pronunciar este nome com respeito e carinho “professor”que depois do nome “pai”, é o nome mais doce e nobre que um homem pode dar a outro homem. . .
Queira sempre bem um professor, como o próprio pai quer você bem e o respeita; porque ele abre e ilumina a sua inteligência e educa o seu caráter; porque um dia, quando seus aprendizes ficarem grandes, em suas lembranças você vai ver muitas vezes a imagem dele e então, olha só, irá reconhecer expressões de cansaço, as vezes até de dor,no rosto bom e gentil professor,  que hoje  você não consegue ver,e vai sentir pena  de não tê-lo abraçado, pode até se envergonhar; queira bem o professor, pois ele e outros milhões de professores que estão formando e exercitando a inteligência das mentes do futuro.
Queira bem o professor, quando ele censura e elogia você; quando é justo com você e quando você acha que ele está sendo injusto; quando está alegre e simpático; quando está triste. . . Queira bem o professor, pois mesmo quando está doente vai realizar seu nobre cargo de ensinar.
Às vezes dizemos “O professor estava de mau-humor”, ”o professor estava impaciente”. . . Pensemos um pouco: Quantas vezes nós também já ficamos assim?... Bem, não que ser impaciente seja algo bom, mas, o professor tem muitas razões para ficar assim, encontra vários meninos, alguns gentis e carinhosos, ,mas outros, ingratos que abusam de sua bondade  e que desprezaram os seus esforços. . . que no final (nem sempre) lhe dão mais decepção do que satisfação.. Pense que às vezes, até o homem mais  santo da terra um dia ficaria desapontado um dia, ao menos que este seja perfeito.
Preze sempre o bom professor! Dedicado e bom é o que está nos ensinando para a vida!

Adaptado do livro Cuore (de Edmmondo de Amicis)  por Luluzinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário