Nesta página, você verá conteúdos de álgebra a partir de exercícios e estudos.
6º ano
1º Trimestre:
2º Trimestre:
EXERCÍCIOS I
1) Escreva na forma de potência:
a) 4x4x4= (R: 4³) b) 5x5 = (R: 5²) c) 9x9x9x9x9= (R: 9⁵) d) 7x7x7x7 = (R: 7⁴) e) 2x2x2x2x2x2x2= (R: 2⁷ )f) cxcxcxcxc= (R: c⁵ )
2) Calcule a potência:
a) 3² = (R: 9)b) 8² = (R: 64)c) 2³= (R: 8)d) 3³ = (R: 27)e) 6³ = (R: 216)f) 2⁴ = (R: 16)g) 3⁴ = (R: 81)h) 3⁵ = (R: 243)i) 1⁴ = (R: 1)j) 0⁴ = (R: 0)l) 1⁵ = (R: 1)m) 10² = (R: 100)n) 10³ = (R: 1000)o) 15² = (R: 225)p) 17² = (R: 289)q) 30² = (R: 900)
3) Calcule as potências:
a)40² = (R: 1600)b)32² = (R: 1024)c)15³ = (R: 3375)d) 30³= (R: 27000)e) 11⁴ = (R: 14641)f) 300² = (R: 90000)g) 100³ = (R: 1000000)h) 101² = (R: 10201)
4) Calcule as Potências:
a) 11² = (R: 121)b) 20² = (R: 400)c) 17² =(R: 289)d) 0² = (R: 0)e) 0¹ = ( R: 0)f) 1⁶ = (R: 1)g) 10³ = (R: 1.000)h) 470¹ = (R: 470)i) 11³ = R: 1331)j) 67⁰ = (R: 1)k) 1³⁰ = (R: 1)l) 10⁵ = (R: 100000)m) 1⁵ = (R: 1)n) 15³ = (R: 3375)o) 1² = (R: 1)p) 1001⁰= (R: 1)
EXERCÍCIOS II
1. Descubra o número que :
a) Elevado ao quadrado dá 9;
b) Elevado ao quadrado dá 25;
c) Elevado ao quadrado dá 49;
d)Elevado ao cubo dá 8.
2) Quanto vale x ?
a) x²= 9 (R:3)b) x²= 25 (R:5)c) x²= 49 (R:7)d) x²= 81 (R:9)
3) Determine a raiz quadrada:
a) √9 = (R: 3)b) √16 = (R: 4)c) √25 = (R: 5)d) √81 = (R: 9)e) √0 = (R: 0)f) √1 = (R: 1)g) √64 = (R: 8)h) √100 = (R: 10)
4) Resolva as expressões abaixo:
a) √16 + √36 = 4 + 6 = (R: 10)b) √25 + √9 = 5 + 3 = (R: 8)c) √49 - √4 = 7 - 2 = (R: 5)d) √36- √1 = 6 - 1 = (R: 5)e) √9 + √100 = 3 + 10 = (R: 13)f) √4 x √9 = 2 x 3 = (R: 6)
IV -EXERCÍCIOS
1) Reduza a uma só potência.
a) 4³ x 4 ²= (R: 4⁵)b) 7⁴ x 7⁵ = (R: 7⁹)c) 2⁶ x 2²= (R: 2⁸)d) 6³ x 6 = (R: 6⁴)e) 3⁷ x 3² = (R: 3⁹)f) 9³ x 9 = (R: 9⁴)g) 5 x 5² = (R: 5³)h) 7 x 7⁴ = (R: 7⁵)i) 6 x 6 = (R: 6²)j) 3 x 3 = (R: 3²)l) 9² x 9⁴x 9 = (R: 9⁷)m) 4 x 4² x 4 = (R: 4⁴)n) 4 x 4 x 4= (R: 4³)0) m⁰ x m x m³ = (R: m⁴)p) 15 x 15³ x 15⁴x 15 = (R: 15⁹)
2) Reduza a uma só potência:
a) 7² x 7⁶ = (R: 7⁸)b) 2² x 2⁴= (R: 2⁶)c) 5 x 5³ = (R: 5⁴)d) 8² x 8 = (R: 8³)e) 3⁰ x 3⁰ = (R: 3⁰)f) 4³ x 4 x 4² = (R: 4⁶)g) a² x a² x a² = (R: a⁶)h) m x m x m² = (R: m⁴)i) x⁸ . x . x = (R: x¹⁰)j) m . m . m = (R: m³)
V - EXERCÍCIOS
1) Reduza a uma só potência.
a) 5⁴ : 5² = (R: 5²)b) 8⁷ : 8³ = (R: 8⁴)c) 9⁵ : 9² = (R: 9³)d) 4³ : 4² = (R: 4¹)e) 9⁶ : 9³ = (R: 9³)f) 9⁵ : 9 = (R: 9⁴)g) 5⁴ : 5³ = (R: 5¹)h) 6⁶ : 6 = (R: 6⁷)i) a⁵ : a³ = (R: a²)j) m² : m = (R: m¹)k) x⁸ : x = (R: x⁷)l) a⁷ : a⁶ = (R: a¹)
2) Reduza a uma só potência:
a) 2⁵ : 2³ =b) 7⁸ : 7³=c) 9⁴ : 9 =d) 5⁹ : 5³ =e) 8⁴ : 8⁰ =f) 7⁰ : 7⁰ =
VI - EXERCÍCIOS
1) Reduza a uma só potência:
a) (5⁴)²b) (7²)⁴c) (3²)⁵d) (4³)²e) (9⁴)⁴f) (5²)⁷g) (6³)⁵h) (a²)³i) (m³)⁴j) (m³)⁴k) (x⁵)²l) (a³)⁰m) (x⁵)⁰
2) Reduza a uma só potência:
a) (7²)³ =b) (4⁴)⁵ =c) (8³)⁵ =d) (2⁷)³ =e) (a²)³ =f) (m³)⁴ =g) (a⁴)⁴ =h) (m²)⁷ =
VII - Exercícios
1) Calcule o valor das expressões:
a) 7² - 4 = (R:45)b) 2³ + 10 = (R:18)c) 5² - 6 = (R:19)d) 4² + 7⁰= (R:17)e) 5⁰+ 5³= (R: 126)f) 2³+ 2⁴ = (R: 24)g) 10³ - 10² = (R: 900)h) 80¹ + 1⁸⁰ = (R: 81)i) 5² - 3² = (R: 16)j) 1⁸⁰ + 0⁷⁰ = (R: 1)
2) Calcule.
a) 3² + 5 = (R: 14)b) 3 + 5² = (R: 28)c) 3² + 5² = (R: 34)d) 5² - 3² = (R: 16)e) 18 - 7⁰ = (R: 17)f) 5³ - 2² = (R: 121)g) 10 + 10² = (R: 110)h) 10³ - 10² = (R: 900)i) 10³ - 1¹ = (R: 999)
3) Calcule o valor das expressões:
a) 2³ x 5 + 3² = (R: 49)b) 70⁰+ 0⁷⁰ - 1 = (R: 0 )c) 3 x 7¹ - 4 x 5⁰ = (R: 17)d) 3⁴- 2⁴: 8 – 3 x 4 = (R: 67)e) 5² + 3 x 2 – 4 = (R: 27)f) 5 x 2² + 3 – 8 = (R: 15)g) 5² - 3 x 2² - 1 = (R: 12)h) 16 : 2 – 1 + 7² = (R: 56)
4) Calcule o valor das expressões:
a) 5² : ( 5 +1 -1)+ 4 x 2 = (R: 13)b) (3 +1)² +2 x 5 - 10⁰ = (R: 25)c) c) 3²: ( 4 – 1) + 3 x 2² = (R: 15)d) 70 –[ 5 x (2² : 4) + 3²] = (R: 56)e) ( 7 + 4) x ( 3² - 2³) = (R: 11)f) 5² + 2³ - 2 x (3 + 9) = (R: 9)g) 6² : 3² + 4 x 10 – 12 = (R: 32)h) (7² - 1 ) : 3 + 2 x 5 = (R: 26)
5) Calcule o valor das expressões:
a) 5 + 4²- 1 = (R: 20)b) 3⁴ - 6 + 2³ = (R: 83)c) 2⁵ - 3² + 1⁹ = (R: 24)d) 10²- 3² + 5 = (R: 96)e) 11² - 3² + 5 = (R: 117)f) 5 x 3² x 4 = (R: 180)g) 5 x 2³ + 4² = (R: 56)h) 5³ x 2² - 12 = (R: 488)
6) Calcule o valor das expressões:
a) ( 4 + 3)² - 1 = (R: 48)b) ( 5 + 1 )² + 10 = (R: 46)c) ( 9 – 7 )³ x 8 = (R: 64)d) ( 7² - 5²) + ( 5² - 3 ) = (R: 46)e) 6² : 2 - 1⁴ x 5 = (R: 13)f) 3² x 2³ + 2² x 5² = (R: 172)
7) Calcule o valor das expressões:
a) 4²- 10 + (2³ - 5) = (R: 9)b) 30 – (2 + 1)²+ 2³ = (R: 29)c) 30 + [6² : ( 5 – 3) + 1 ] = (R: 49)d) 20 – [6 – 4 x( 10 - 3²) + 1] = (R: 17)e) 50 + [ 3³ : ( 1 + 2) + 4 x 3] = (R: 71)f) 100 –[ 5² : (10 – 5 ) + 2⁴ x 1 ] = (R: 79)g) [ 4² + ( 5 – 3)³] : ( 9 – 7)³ = (R: 3 )h) 7²+ 2 x[(3 + 1)² - 4 x 1³] = (R: 73)i) 25 + { 3³ : 9 +[ 3² x 5 – 3 x (2³- 5¹)]} = (R: 64)
8) Calcule as expressões:
a) ( 8 : 2) . 4 + {[(3² - 2³) . 2⁴ - 5⁰] . 4¹}= (R:76)b) ( 3² - 2³) . 3³ - 2³ + 2² . 4² = ( R:83)c) ( 2⁵ - 3³) . (2² - 2 ) = (R: 10)d) [2 . (10 - 4² : 2) + 6²] : ( 2³ - 2²) = ( R:10)e) (18 – 4 . 2) . 3 + 2⁴ . 3 - 3² . ( 5 – 2) = (R: 51)f) 4² . [2⁴ : ( 10 – 2 + 8 ) ] + 2⁰ = (R: 17)g) [( 4² + 2 . 3²) + ( 16 : 8)² - 35]² + 1¹⁰ - 10⁰ = (R : 9)h) 13 + ( 10 – 8 + (7 – 4)) = (R: 18)i) (10 . 4 + 18 – ( 2 . 3 +6)) = (R:46)j) 7 . ( 74 – ( 4 + 7 . 10)) = (R: 0)k) ( 19 : ( 5 + 3 . 8 – 10)) = (R : 1)l) (( 2³ + 2⁴) . 3 -4) + 3² = (R: 77)m) 3 + 2 . ((3²- 2⁰) + ( 5¹ - 2²)) + 1 = (R: 22)
Exemplo:
5x5x5, indicada por 5³,ou seja , 5³= 5x5x5=125
Onde :
5 é a base (fator que se repete).
3 é o expoente ( o número de vezes que repetimos a base).
125 é a potência ( resultado da operação).
Outros exemplos :
a) 7²= 7x7=49
b) 4³= 4x4x4=64
c) 5⁴= 5x5x5x5=625
O expoente 2 é chamado de quadrado
O expoente 3 é chamado de cubo
O expoente 4 é chamado de quarta potência.
O expoente 5 é chamado de quinta potência.
Assim:
a) 7² Lê-se: sete elevado ao quadrado.
b) 4³ Lê-se: quatro elevado ao cubo.
c) 5⁴Lê-se: cinco elevado a quarta potência.
d) 2⁵ Lê-se: dois elevado a quinta potência.
5x5x5, indicada por 5³,ou seja , 5³= 5x5x5=125
Onde :
5 é a base (fator que se repete).
3 é o expoente ( o número de vezes que repetimos a base).
125 é a potência ( resultado da operação).
Outros exemplos :
a) 7²= 7x7=49
b) 4³= 4x4x4=64
c) 5⁴= 5x5x5x5=625
O expoente 2 é chamado de quadrado
O expoente 3 é chamado de cubo
O expoente 4 é chamado de quarta potência.
O expoente 5 é chamado de quinta potência.
Assim:
a) 7² Lê-se: sete elevado ao quadrado.
b) 4³ Lê-se: quatro elevado ao cubo.
c) 5⁴Lê-se: cinco elevado a quarta potência.
d) 2⁵ Lê-se: dois elevado a quinta potência.
5 é a base (fator que se repete).
3 é o expoente ( o número de vezes que repetimos a base).
125 é a potência ( resultado da operação).
Outros exemplos :
a) 7²= 7x7=49
b) 4³= 4x4x4=64
c) 5⁴= 5x5x5x5=625
O expoente 2 é chamado de quadrado
O expoente 3 é chamado de cubo
O expoente 4 é chamado de quarta potência.
O expoente 5 é chamado de quinta potência.
Assim:
a) 7² Lê-se: sete elevado ao quadrado.
b) 4³ Lê-se: quatro elevado ao cubo.
c) 5⁴Lê-se: cinco elevado a quarta potência.
d) 2⁵ Lê-se: dois elevado a quinta potência.
a) 7²= 7x7=49
b) 4³= 4x4x4=64
c) 5⁴= 5x5x5x5=625
O expoente 2 é chamado de quadrado
O expoente 3 é chamado de cubo
O expoente 4 é chamado de quarta potência.
O expoente 5 é chamado de quinta potência.
Assim:
a) 7² Lê-se: sete elevado ao quadrado.
b) 4³ Lê-se: quatro elevado ao cubo.
c) 5⁴Lê-se: cinco elevado a quarta potência.
d) 2⁵ Lê-se: dois elevado a quinta potência.
O expoente 3 é chamado de cubo
O expoente 4 é chamado de quarta potência.
O expoente 5 é chamado de quinta potência.
Assim:
a) 7² Lê-se: sete elevado ao quadrado.
b) 4³ Lê-se: quatro elevado ao cubo.
c) 5⁴Lê-se: cinco elevado a quarta potência.
d) 2⁵ Lê-se: dois elevado a quinta potência.
a) 7² Lê-se: sete elevado ao quadrado.
b) 4³ Lê-se: quatro elevado ao cubo.
c) 5⁴Lê-se: cinco elevado a quarta potência.
d) 2⁵ Lê-se: dois elevado a quinta potência.
RADICIAÇÃO
Qual o número que elevado ao quadrado é igual a 9?
- Solução:
Essa operação chama-se radiciação, que é a operação inversa da potenciação
Existe um subconjunto dos números naturais chamado quadrados perfeitos. Que sua raiz quadrada é exata (QP= quadrados perfeitos).
QP- {0,1,4,9,16,25,36,49,64,81,100...}
Exemplos:
Potenciação------------------------radiciação
a) 7² = 49 ---------------------------- √49= 7
b) 2³= 8 ------------------------------ ∛8 = 2
c) 3⁴= 81 ---------------------------- ∜81 = 3
O sinal √ é chamado de radical.
O índice 2 significa : raiz quadrada
O índice 3 significa: raiz cúbica
O índice 4 significa: raiz quarta
Dizemos que a raiz quadrada de x vale y, se quando elevamos y “ao quadrado” resulta em x, assim escrevemos. √x= y > y2 = x.
PROPRIEDADE: a raiz de todo o quadrado perfeito é exata.
√49= 7 lê-se: raiz quadrada de 49
∛8 = 2 lê-se : raiz cúbica de 8
∜81 = 3 lê-se: raiz quarta de 81
Nota: Não é necessário o índice 2 no radical para a raiz quadrada
PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO
Primeira propriedade:
Essa operação chama-se radiciação, que é a operação inversa da potenciação
Existe um subconjunto dos números naturais chamado quadrados perfeitos. Que sua raiz quadrada é exata (QP= quadrados perfeitos).
QP- {0,1,4,9,16,25,36,49,64,81,100...}
Exemplos:
Potenciação------------------------radiciação
a) 7² = 49 ---------------------------- √49= 7
b) 2³= 8 ------------------------------ ∛8 = 2
c) 3⁴= 81 ---------------------------- ∜81 = 3
O sinal √ é chamado de radical.
O índice 2 significa : raiz quadrada
O índice 3 significa: raiz cúbica
O índice 4 significa: raiz quarta
Dizemos que a raiz quadrada de x vale y, se quando elevamos y “ao quadrado” resulta em x, assim escrevemos. √x= y > y2 = x.
PROPRIEDADE: a raiz de todo o quadrado perfeito é exata.
√49= 7 lê-se: raiz quadrada de 49
∛8 = 2 lê-se : raiz cúbica de 8
∜81 = 3 lê-se: raiz quarta de 81
Nota: Não é necessário o índice 2 no radical para a raiz quadrada
PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO
Primeira propriedade:
Existe um subconjunto dos números naturais chamado quadrados perfeitos. Que sua raiz quadrada é exata (QP= quadrados perfeitos).
QP- {0,1,4,9,16,25,36,49,64,81,100...}
Exemplos:
Potenciação------------------------radiciação
a) 7² = 49 ---------------------------- √49= 7
b) 2³= 8 ------------------------------ ∛8 = 2
c) 3⁴= 81 ---------------------------- ∜81 = 3
O sinal √ é chamado de radical.
O índice 2 significa : raiz quadrada
O índice 3 significa: raiz cúbica
O índice 4 significa: raiz quarta
Dizemos que a raiz quadrada de x vale y, se quando elevamos y “ao quadrado” resulta em x, assim escrevemos. √x= y > y2 = x.
PROPRIEDADE: a raiz de todo o quadrado perfeito é exata.
√49= 7 lê-se: raiz quadrada de 49
∛8 = 2 lê-se : raiz cúbica de 8
∜81 = 3 lê-se: raiz quarta de 81
Nota: Não é necessário o índice 2 no radical para a raiz quadrada
PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO
Primeira propriedade:
QP- {0,1,4,9,16,25,36,49,64,81,100...}
Exemplos:
Potenciação------------------------radiciação
a) 7² = 49 ---------------------------- √49= 7
b) 2³= 8 ------------------------------ ∛8 = 2
c) 3⁴= 81 ---------------------------- ∜81 = 3
O sinal √ é chamado de radical.
O índice 2 significa : raiz quadrada
O índice 3 significa: raiz cúbica
O índice 4 significa: raiz quarta
Dizemos que a raiz quadrada de x vale y, se quando elevamos y “ao quadrado” resulta em x, assim escrevemos. √x= y > y2 = x.
PROPRIEDADE: a raiz de todo o quadrado perfeito é exata.
√49= 7 lê-se: raiz quadrada de 49
∛8 = 2 lê-se : raiz cúbica de 8
∜81 = 3 lê-se: raiz quarta de 81
Nota: Não é necessário o índice 2 no radical para a raiz quadrada
PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO
Primeira propriedade:
Exemplos:
Potenciação------------------------radiciação
a) 7² = 49 ---------------------------- √49= 7
b) 2³= 8 ------------------------------ ∛8 = 2
c) 3⁴= 81 ---------------------------- ∜81 = 3
O sinal √ é chamado de radical.
O índice 2 significa : raiz quadrada
O índice 3 significa: raiz cúbica
O índice 4 significa: raiz quarta
Dizemos que a raiz quadrada de x vale y, se quando elevamos y “ao quadrado” resulta em x, assim escrevemos. √x= y > y2 = x.
PROPRIEDADE: a raiz de todo o quadrado perfeito é exata.
√49= 7 lê-se: raiz quadrada de 49
∛8 = 2 lê-se : raiz cúbica de 8
∜81 = 3 lê-se: raiz quarta de 81
Nota: Não é necessário o índice 2 no radical para a raiz quadrada
PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO
Primeira propriedade:
O sinal √ é chamado de radical.
O índice 2 significa : raiz quadrada
O índice 3 significa: raiz cúbica
O índice 4 significa: raiz quarta
Dizemos que a raiz quadrada de x vale y, se quando elevamos y “ao quadrado” resulta em x, assim escrevemos. √x= y > y2 = x.
PROPRIEDADE: a raiz de todo o quadrado perfeito é exata.
√49= 7 lê-se: raiz quadrada de 49
∛8 = 2 lê-se : raiz cúbica de 8
∜81 = 3 lê-se: raiz quarta de 81
Nota: Não é necessário o índice 2 no radical para a raiz quadrada
PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO
Primeira propriedade:
Dizemos que a raiz quadrada de x vale y, se quando elevamos y “ao quadrado” resulta em x, assim escrevemos. √x= y > y2 = x.
PROPRIEDADE: a raiz de todo o quadrado perfeito é exata.
√49= 7 lê-se: raiz quadrada de 49
∛8 = 2 lê-se : raiz cúbica de 8
∜81 = 3 lê-se: raiz quarta de 81
Nota: Não é necessário o índice 2 no radical para a raiz quadrada
PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO
Primeira propriedade:
PROPRIEDADE: a raiz de todo o quadrado perfeito é exata.
√49= 7 lê-se: raiz quadrada de 49
∛8 = 2 lê-se : raiz cúbica de 8
∜81 = 3 lê-se: raiz quarta de 81
Nota: Não é necessário o índice 2 no radical para a raiz quadrada
PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO
Primeira propriedade:
√49= 7 lê-se: raiz quadrada de 49
∛8 = 2 lê-se : raiz cúbica de 8
∜81 = 3 lê-se: raiz quarta de 81
Nota: Não é necessário o índice 2 no radical para a raiz quadrada
PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO
Primeira propriedade:
∛8 = 2 lê-se : raiz cúbica de 8
∜81 = 3 lê-se: raiz quarta de 81
Nota: Não é necessário o índice 2 no radical para a raiz quadrada
PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO
Primeira propriedade:
∜81 = 3 lê-se: raiz quarta de 81
Nota: Não é necessário o índice 2 no radical para a raiz quadrada
PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO
Primeira propriedade:
Nota: Não é necessário o índice 2 no radical para a raiz quadrada
PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO
Primeira propriedade:
PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO
Primeira propriedade:
Primeira propriedade:
- Multiplicação de potências de mesma base
Exemplo: 3² x 3⁵ = 3²⁺⁵ = 3⁷
Conclusão:conservamos a base e somamos os expoentes.
Segunda Propriedade
Segunda Propriedade
- Divisão de Potência de mesma base
Exemplo:
a) 8⁹: 8² = 8⁹⁻² = 8⁷
b) 5⁴ : 5 = 5⁴⁻¹ = 5³
Conclusão : conservamos a base e subtraímos os expoentes.
Teceira Propriedade
a) 8⁹: 8² = 8⁹⁻² = 8⁷
b) 5⁴ : 5 = 5⁴⁻¹ = 5³
Conclusão : conservamos a base e subtraímos os expoentes.
Teceira Propriedade
b) 5⁴ : 5 = 5⁴⁻¹ = 5³
Conclusão : conservamos a base e subtraímos os expoentes.
Teceira Propriedade
Conclusão : conservamos a base e subtraímos os expoentes.
Teceira Propriedade
Teceira Propriedade
- Potência de Potência
Exemplo: (7²)³ = 7²΄³ = 7⁶
Conclusão: conservamos a base e multiplicamos os expoentes.
EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM POTENCIAÇÃO
-Para resolver uma expressão numérica, efetuamos as operações obedecendo à seguinte ordem :
1°) Potenciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e Subtrações
EXEMPLOS:
1º Exemplo:
EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM POTENCIAÇÃO
-Para resolver uma expressão numérica, efetuamos as operações obedecendo à seguinte ordem :
1°) Potenciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e Subtrações
EXEMPLOS:
1º Exemplo:
EXPRESSÕES NUMÉRICAS COM POTENCIAÇÃO
-Para resolver uma expressão numérica, efetuamos as operações obedecendo à seguinte ordem :
1°) Potenciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e Subtrações
EXEMPLOS:
1º Exemplo:
-Para resolver uma expressão numérica, efetuamos as operações obedecendo à seguinte ordem :
1°) Potenciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e Subtrações
EXEMPLOS:
1º Exemplo:
-Para resolver uma expressão numérica, efetuamos as operações obedecendo à seguinte ordem :
1°) Potenciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e Subtrações
EXEMPLOS:
1º Exemplo:
1°) Potenciação
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e Subtrações
EXEMPLOS:
1º Exemplo:
2°) Multiplicações e divisões
3°) Adições e Subtrações
EXEMPLOS:
1º Exemplo:
1º Exemplo:
5 + 18 =
23
2º Exemplo:
7² - 4 x 2 + 3 =
49 – 8 + 3 =
41 + 3 =
44
Há expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados nesta ordem:
1°) parênteses ( )
2°) colchetes [ ]
3°) chaves { }
EXEMPLOS:
1° Exemplo
40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
40 – [5² + ( 8 - 7 )]
40 – [25 + 1 ]=
40 – 26 =
14
2° Exemplo
50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
50 – { 15 +12 } =
50 – 27 = 23
2º Exemplo:
7² - 4 x 2 + 3 =
49 – 8 + 3 =
41 + 3 =
44
Há expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados nesta ordem:
1°) parênteses ( )
2°) colchetes [ ]
3°) chaves { }
EXEMPLOS:
1° Exemplo
40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
40 – [5² + ( 8 - 7 )]
40 – [25 + 1 ]=
40 – 26 =
14
2° Exemplo
50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
50 – { 15 +12 } =
50 – 27 = 23
7² - 4 x 2 + 3 =
49 – 8 + 3 =
41 + 3 =
44
Há expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados nesta ordem:
1°) parênteses ( )
2°) colchetes [ ]
3°) chaves { }
EXEMPLOS:
1° Exemplo
40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
40 – [5² + ( 8 - 7 )]
40 – [25 + 1 ]=
40 – 26 =
14
2° Exemplo
50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
50 – { 15 +12 } =
50 – 27 = 23
Há expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados nesta ordem:
1°) parênteses ( )
2°) colchetes [ ]
3°) chaves { }
EXEMPLOS:
1° Exemplo
40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
40 – [5² + ( 8 - 7 )]
40 – [25 + 1 ]=
40 – 26 =
14
2° Exemplo
50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
50 – { 15 +12 } =
50 – 27 = 23
Há expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados nesta ordem:
1°) parênteses ( )
2°) colchetes [ ]
3°) chaves { }
EXEMPLOS:
1° Exemplo
40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
40 – [5² + ( 8 - 7 )]
40 – [25 + 1 ]=
40 – 26 =
14
2° Exemplo
50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
50 – { 15 +12 } =
50 – 27 = 23
Há expressões onde aparecem os sinais de associação e que devem ser eliminados nesta ordem:
1°) parênteses ( )
2°) colchetes [ ]
3°) chaves { }
EXEMPLOS:
1° Exemplo
40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
40 – [5² + ( 8 - 7 )]
40 – [25 + 1 ]=
40 – 26 =
14
2° Exemplo
50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
50 – { 15 +12 } =
50 – 27 = 23
1°) parênteses ( )
2°) colchetes [ ]
3°) chaves { }
EXEMPLOS:
1° Exemplo
40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
40 – [5² + ( 8 - 7 )]
40 – [25 + 1 ]=
40 – 26 =
14
2° Exemplo
50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
50 – { 15 +12 } =
50 – 27 = 23
EXEMPLOS:
1° Exemplo
40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
40 – [5² + ( 8 - 7 )]
40 – [25 + 1 ]=
40 – 26 =
14
2° Exemplo
50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
50 – { 15 +12 } =
50 – 27 = 23
1° Exemplo
40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
40 – [5² + ( 8 - 7 )]
40 – [25 + 1 ]=
40 – 26 =
14
2° Exemplo
50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
50 – { 15 +12 } =
50 – 27 = 23
40 – [5² + ( 2³ - 7 )] =
40 – [5² + ( 8 - 7 )]
40 – [25 + 1 ]=
40 – 26 =
14
2° Exemplo
50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
50 – { 15 +12 } =
50 – 27 = 23
2° Exemplo
50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
50 – { 15 +12 } =
50 – 27 = 23
2° Exemplo
50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
50 – { 15 +12 } =
50 – 27 = 23
50 –{ 15 + [ 4² : ( 10 – 2 ) + 5 x 2 ] } =
50 –{ 15 + [ 16 : 8 + 10 ]}=
50 – { 15 + [ 2 + 10 ] } =
50 – { 15 +12 } =
50 – 27 = 23
Transformação de
uma Base diferente de 10 para outra Base diferente de 10
Regra:
Passamos da base indicada para a base 10 e em
seguida para a base pedida.
Exemplo:
Passar o número 3241 da base 6 para a base 8.
1 x 6
0
=1 x 1 = 1
1
4 x 6
1
= 4 x 6 = 24
+ 24
2 x 6
2
= 2 x 36 = 72
72
3 x 6
3
= 3 x 216 = 648
648
745
745 é o número de base 10.
Passando-o para a base 8, obtemos:
745| 8
1 93| 8
5 11|
8
3 1
O número de base 8 é 1351 ou 1351
8
.
-Consideremos uma multiplicação em que todos os fatores são iguais.
I)
Toda
potência de base 1 é igual a 1.
Exemplos:
12 =1
16 =1
1n =1
II)
Toda
potência de expoente 1 é igual à base.
Exemplos:
21 = 2
31 = 3
51 = 5
III)
Toda
potência de expoente zero vale 1.
Exemplos:
10
= 1
20
= 1
a0
= 1 (a≠0)
IV)
Toda potência de base igual a
zero e expoente diferente de zero, vale zero.
Exemplos:
01
= 0
03
= 0
0n =
0 (n≠0)
V)
Toda
potência de base 10 é igual a 1, seguido de tantos zeros quantas forem as
unidades do expoente.
Exemplos:
101 = 10
102 =
100
103 =
1000
I)
Multiplicação
de potências de mesma base.
23 x 22 = 23+2
=25
Conserva-se a base e somam-se os
expoentes.
Exemplos:
25 x 23 = 25+3
=28
37 x 32 = 27+2
=39
32 x 3 = 32+1
=33
II)
Divisão de
potências de mesma base:
23 ÷ 22 = 23-2
= 21 (2)
Conserva-se a base e subtrai-se do
expoente do dividendo o expoente do divisor.
Exemplos:
25 ÷ 22 = 25-2
= 23
74 ÷ 73 = 74-3
= 71 (7)
93 ÷ 92 = 93-2
= 91 (9)
III)
Potência
de potência:
( 22 )3 = 22x3 = 26
Conserva-se a base e multiplicam-se os
expoentes.
Exemplos:
(34)2 = 34
x 2 = 38
(25)2 = 25
x 2 = 210
(34 )1 = 34
x 1 = 34
IV)
Produto elevado a uma potência:
(3 x 5 )2 = 32 x
52
Eleva-se cada fator à potência
considerada, ou efetua-se a multiplicação e eleva-se o resultado à potência
considerada.
(3 x5 )2 = 152
Exemplos:
(2 x7 )3 = 23
. 73
(2 .3. 4 )5 = 25
. 35. 45
(8 . 5 )4 = 84
. 54
POTENCIAÇÃO
5
+ 3² x 2 =
3º Trimestre:
EXERCÍCIOS DE MDC E
MMC
PARTE I
1)
De um aeroporto, partem todos os dias, 3 aviões que
fazem rotas internacionais. O primeiro avião faz a rota de ida e volta em 4
dias, o segundo em 5 dias e o terceiro em 10 dias. Se num certo dia os três
aviões partem simultaneamente, depois de quantos dias esses aviões partirão
novamente no mesmo dia?
2) Os planetas Júpiter,
Saturno e Urano têm período de translação em torno do Sol de aproximadamente
12, 30 e 84 anos, respectivamente. Quanto tempo decorrerá, depois de uma
observação, para que eles voltem a ocupar simultaneamente as mesmas posições em
que se encontram no momento de observação?
3) Um terreno retangular
de 221 m por 117 m será cercado. Em toda a volta deste cercado serão plantadas
árvores igualmente espaçadas. Qual o maior espaço possível entre as árvores?
4)
Duas pessoas fazendo seus exercícios diários partem
de um mesmo ponto e contornam, andando, uma pista oval que circula um jardim.
Uma dessas pessoas andando de forma mais acelerada, dá uma volta completa na
pista em 12 min , enquanto a outra, andando mais devagar, leva 20 min para
completar a volta. Depois de quantos minutos essas duas pessoas voltarão a se
encontrar no ponto de partida?
5)
A editora do livro “Matemática” recebeu pedidos de
três livrarias sendo que um pedido de 1300 livros, o segundo pedido de 1950
livros e o terceiro pedido de 3900 livros. A editora deseja remeter em n
pacotes iguais de tal forma que n seja o menor possível. Calcule o valor de n.
6) Três peças de tecido
medem respectivamente, 180m, 252m e 324m. Pretende-se dividir em retalhos de
igual comprimento. Qual deverá ser esse comprimento de modo que o número de
retalhos seja o menor possível? Em quantos pedaços as peças serão dividas?
PARTE II
1)
Os
planetas Júpiter, Saturno e Urano têm período de translação em torno do Sol de aproximadamente
12, 30 e 84 anos,respectivamente. Quantos anos decorrerão,depois de uma
observação, para que eles voltem a ocupar simultaneamente asmesmas posições em
que se encontram no momento de observação?
(a) 2 (b) 12 (c) 420 (d) 60 (e)140
2)
Um
terreno retangular de 225 m por 117m será cercado. Em toda a volta deste cercado
serão plantadas árvores igualmente espaçadas. Qual o maior espaço possível
entre as árvores?
(a) 5m (b) 17m (c)9m (d) 3m(e) 13m
3)
De
um aeroporto, partem todos os dias,3 aviões que fazem rotas internacionais.
Oprimeiro avião faz a rota de ida e volta em quatro dias, o segundo em cinco
dias e o terceiro em 10 dias. Se num certo dia os três aviões partem
simultaneamente, depois de quantos dias esses aviões partirão novamente no
mesmo dia?
(a) 60 (b) 15 (c) 10 (d) 5 (e) 20
4)
Duas
pessoas partem de um mesmo ponto e contornam uma pista oval. Uma dessas pessoas
dá uma volta completa na pista em 12 minutos, enquanto a outra leva 20 minutos
para completar a volta. Depois de quantos minutos essas duas pessoas voltarão a
se encontrar no ponto de partida?
(a)
60 (b) 24 (c) 120 (d) 240 (e)1
Texto
(questões 5 e 6):
·
A editora do livro “Matemática”
recebeu pedidos de três livrarias sendo um pedido de 1300 livros, o segundo
pedido de 1950 livros e o terceiro de 3900 livros. A editora irá remetê-los
empacotes com o mesmo número de livros.
5)
Qual
a maior quantidade de livros que deverá conter cada pacote?
(a) 10 (b) 650 (c) 50 (d) 130 (e)78
6)
Qual
a menor quantidade de pacotes que a editora poderá remeter às três livrarias? (a) 26 (b) 143 (c) 39 (d) 78(e) 11
7)
Três
peças de tecido medem respectivamente, 180m, 252m e 324m.Pretende-se dividi-las
em retalhos de igual comprimento. Analise as afirmações: I – O menor tamanho
possível para os retalhos será de 36 metros.II – A maior quantidade de retalhos
poderáser 21.III – O menor tecido só poderá ser repartido em 9 partes. IV – Só
é possível dividi-los em 36 retalhos.
(a)
Apenas I e II estão corretas (b)
Apenas I e III estão corretas (c)
Apenas I, II e III estão corretas(d)
Apenas IV está correta (e) Nenhuma
das afirmações está correta
8)
Dois
cometas aparecem, um a cada 20anos e outro a cada 30 anos. Se em 1920tivessem
ambos aparecidos, quantas novas coincidências iriam ocorrer até o ano 2500?
(a) 60 (b) 9 (c) 15 (d) 5 (e) 10
9)
Um
ciclista dá uma volta em torno de um percurso em 1,2 minutos. Já outro ciclista
completa o mesmo percurso em 1,6minutos. Se ambos saem juntos do ponto inicial
de quantos em quantos segundos se encontrarão no mesmo ponto de partida?
(a) 288 (b) 48 (c) 144 (d) 72 (e) 24
10)
Um
maratonista faz uma volta em torno de um percurso em 1,5 minutos. Já outro
atleta completa o mesmo percurso em 2 minutos. Se ambos saem juntos do ponto
inicial depois de quantas voltas domais rápido irão se encontrar no ponto de partida
novamente?
(a) 12 (b) 240 (c) 4 (d) 3 (e) 360
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